Instiuições Capixabas Parceiras

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segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sugestão de Leitura #1



Excelente artigo publicado na Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Vol. 37 Nº3 Maio/Junho 2010) que levanta algumas questões, que são frequentemente feitas pelos acadêmicos que querem seguir está carreira. Sua frase inicial talvés seja a melhor forma de animá-los:

O que é preciso saber para se tornar um bom cirurgião?

Espero que este artigo traga ótimas reflexões à vocês! 

O ENSINO DA CIRURGIA
A necessidade de uma visão humanística

CLEBER SOARES JÚNIOR, TCBC-MG
CARLOS AUGUSTO GOMES, TCBC-MG
FERNANDA PARDO DE TOLEDO PIZA SOARES

Resumo:
A fragmentação e “compartimentalização” do conhecimento médico não são as únicas causas das dificuldades encontradas na formação de cirurgiões. O abandono do ensino médico vinculado às ciências humanas (sociais) tem levado a formação de profissionais que entendem as ciências biológicas sem entender as ciências da vida. O afastamento da realidade cotidiana, cultural e individual cria condições para o não entendimento da singularidade e subjetividade de cada ser humano. O cirurgião tem, frequentemente, sido erroneamente descrito como portador de qualidades negativas, mas que na verdade remetem a um caráter mais firme e resoluto. De outra forma não é preciso dom para operar, mas empenho, esforço e determinação. O ensino problematizador possibilita a construção de um conhecimento crítico que leva o indivíduo a intervir na realidade que vivencia, de forma transformadora, objetiva e consciente. Esta construção crítica e humanística do conhecimento só poderá se instituir por intermédio de um ensino contextualizado sociocultural e historicamente, não apenas técnico, biocêntrico e hospitalocêntrico.

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Boa Leitura!

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